Logo LCA Wine
Banner

Dica:

Como pedir um vinho no restaurante: Existem inúmeras formas de se pedir um belo vinho no restaurante, você pode escolher pelo cardápio se tiver um breve conhecimento do vinho ou pode pedir para o sommelier indicar qual seria o melhor vinho para seu prato escolhido. Feito isto, ele poderá te mostrar o vinho escolhido de três formas:

  • Ele poderá entregar o rótulo do vinho, onde estará o teor alcoólico, a safra e tudo relacionado sobre o vinho;
  • Ele poderá colocar um pouco de vinho na taça e pedir pra você degustar;
  • E ele poderá lhe entregar a rolha do vinho escolhido. Esta maneira é meio assustadora pra quem não tem conhecimento, pois ficará perdido nesta situação. Muita gente não sabe, mas se ele lhe entregar a rolha, basta você aproximar do nariz para sentir o cheiro do vinho

Lembre-se disto, não tenha vergonha de recusar o vinho por ser caro, apenas fale para o sommelier o máximo que vai gastar em uma taça, pois assim sua ocasião será mais prazerosa.

Como Escolher Um Bom Vinho:


Pense na Ocasião

Primeiramente, é preciso saber qual é a situação ou evento em que o vinho será servido. Dessa maneira, é possível definir qual o tipo de bebida procurar. Por exemplo, um brunch em um dia ensolarado pede espumante, assim como aquele brinde para uma comemoração. Um prato intenso, bem temperado, cai bem com vinhos mais encorpados. Já as receitas mais leves são valorizadas com as bebidas mais refrescantes. Na dúvida, opte sempre pelos vinhos coringas, como o Merlot e o Carménère, que são vinhos que ficam no meio termo, ou seja, apresentam médio corpo. Eles agradam tanto quem prefere vinhos leves quanto os mais encorpados.

Conheça o Seu Paladar

Muitas vezes, quando começamos a frequentar esse mundo surpreendente dos vinhos, não sabemos exatamente o que nos agrada. É comum, no início, não ter essa noção do nosso paladar. Por esse motivo, nada melhor do que experimentar. Faça uma degustação que vai auxiliar a definir o seu gosto da seguinte maneira: prove 3 tipos de uvas: Pinot Noir (leve), Merlot (médio) e Cabernet Sauvignon (encorpado). A partir daí, você já terá uma ideia melhor da sua preferência. Quando falamos em corpo, nos referimos à sensação de peso que a bebida traz à boca. Um refresco de limão é leve, já um suco de manga é denso, pesado. Entendeu a diferença? Sendo assim, observe qual o corpo que te deixa mais satisfeito, aqui não há necessidade de nenhuma análise técnica, apenas perceber o vinho que mais gostou.

Conheça os Tipos de Vinho

Para não ficar perdido na hora de navegar pela loja online para procurar o seu vinho perfeito, defina qual é o da sua preferência ou o ideal para a ocasião. Assim, fica mais fácil escolher a bebida certa. Para isso, é preciso saber quais são os tipos de vinhos. A seguir confira alguns, conforme as classificações.

Presença de Borbulhas

Os vinhos que apresentam borbulhas são os espumantes e os frisantes. Já os que não as contêm são chamados de “tranquilos”. Há ainda aqueles com efeito agulha, com borbulhas bem delicadas, e que são sentidas no paladar como leves picadas de agulhas, que é o caso dos Vinhos Verdes.

Cor

Os aspectos relacionados à cor do vinho, como tonalidade e intensidade, dependem da variedade da uva, da maturidade dela na colheita e do tempo em que as cascas mantém contato com o líquido durante o processo de vinificação.

Doçura

O teor de açúcar de um vinho é importante tanto para o paladar quanto para sua harmonização. A classificação dos que apresentam menos doçura para os vinhos mais doces é: seco, meio seco, suave e licoroso.

Escolha o Tipo de Uva

Saber as características dos principais tipos de uvas é fundamental. A partir delas é possível saber o que esperar do vinho. Por exemplo, um branco de Sauvignon Blanc é leve e fresco, já o elaborado com a Chardonnay é mais doce e encorpado.

  • Merlot: é o mais versátil tinto seco de corpo médio, que harmoniza com queijos médias, massas moles e carnes vermelhas ou suínas;
  • Malbec: tinto seco e encorpado, ideal para massas com molho vermelho e carnes de sabor intenso ou churrasco;
  • Syrah: tinto e encorpado, tem sabor intenso que combina com carnes vermelhas;
  • Carménère: tinto com aroma de frutas vermelhas, vai bem com cozidos e possui características similares ao Merlot;
  • Pinot Noir: pode ser usada para vinhos tintos e brancos, tem sabor delicado e corpo leve, ideal para carnes magras, queijos brancos e pratos leves.

Safra do Vinho

Uma safra é simplesmente o ano em que as uvas foram colhidas e o vinho foi produzido. Entender essas diferenças pode ajudar a guiá-lo para as safras que você prefere devido ao seu gosto (um ano mais quente pode ter aromas de frutas mais maduras, enquanto uma safra fresca será mais saborosa, por exemplo), mas a safra se torna de suma importância quando se investe como um colecionador de vinhos.

Observe o País e a Região de Origem

Além das peculiaridades de cada uva, é interessante observar o país e a região de origem dela. O terroir, como é chamado o conjunto formado pelo solo, o clima de determinada área e outros fatores que envolvem as condições climáticas da região, confere características únicas ao vinho. A Merlot, por exemplo, é a mesma uva no mundo todo. Porém, em climas mais quentes ela é mais encorpada do que em temperaturas mais frias. Isso porque o calor faz com que fique mais madura, e o teor de açúcar está relacionado ao álcool da bebida. Os vinhos do Velho Mundo, como os da França, Itália, Espanha, Alemanha e Portugal, devem ser escolhidos pelo seu terroir. Raramente nos rótulos estão descritas as uvas, o que os determina é a denominação de origem. Temos vários exemplos bem famosos: Bordeaux, Champagne, Porto e Toscana, embora algumas vinícolas indiquem as uvas para facilitar.

Produtor e pontuação

Procure por produtores mais conhecidos e renomados de cada país. Dessa maneira, é mais fácil acertar em um vinho de excelente qualidade, pois dificilmente uma grande vinícola faz uma bebida ruim. Alguns exemplos são Finca la Celia ou Trapiche, da Argentina, e San Pedro e Santa Helena, do Chile.

Harmonização

Veja as sugestões que você encontra do vinho que pretende degustar. É possível achá-las no contrarrótulo de alguns exemplares e até mesmo na internet. Basta escolher um bom vinho e acompanhar uma carne, um queijo ou uma massa que harmonize para não ter erro.